GT - Ensino Fundamental e Médio:
Mediação: Professora Denize Alvarenga
Questionamentos:
- A não presença nos debates das autoridades que vieram para mesa de abertura;
- A não presença do Secretário de Educação, nem de representantes da Secretaria de Educação.
Problemas:
Alimentação | Qualidade de Ensino (que não prepara os alunos de nível médio para as seleções (Prova do IFF) | Precariedade das condições físicas escolares | Falta de espaços educativos como laboratórios, auditórios, salas de informática | Dificuldade na organização de Grêmios nas Instituições de Ensino.
Propostas:
- Participação dos alunos no Conselho de Classes em todas as escolas;
- Atividades extra curriculares como passeios, excursões, visita à museus e centros históricos - em todas as Escolas;
- Laboratório de informática acessível aos alunos, com professores/monitores - em todas as Escolas;
- Formação para os profissionais inspetores de alunos, capacitando-os para lidar com os jovens alunos;
- Melhoria na qualidade da alimentação;
- Melhoria da manutenção e dos serviços gerais das escolas;
- Contratação de mais professores para o preenchimento da grade curricular;
- Incentivo com a criação de cursos preparatórios aos alunos interessados em fazer as provas do IFF e/ou ENEM;
- Ampliação e criação de cursos de formação técnica em Búzios;
- Passe Livre nas Vans para que os estudantes do ensino Fundamental e Médio que moram em bairros onde a “Auto Viação Salineira” não passa (Tucuns, Cem Braças, dentre outros), garantindo com isso o acesso à educação.
Destaques em Assembleia Geral Municipal dos Estudantes
- Troca do ventiladores por ar condicionado;
- Passe Livre nas Vans;
- Campanhas de conscientização nas escolas do município;
- Acesso dos alunos às bibliotecas;
- Aquisição de livros didáticos.
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GT - Ensino Técnico e Superior
Mediação: William Rodriques, Diretor da UNE
Questionamentos:
- Participação dos estudantes no Conselho de Educação;
- Criação do Conselho de Juventude e das Políticas Públicas de Juventude;
- Ampliação dos programas de auxílios à permanência na Universidade;
- Criação de programa de auxílio à permanência nos Cursos Técnicos.
Problemas:
Participação do Universitário nos espaços de discussão | Incentivo à formação profissional e técnica | Incentivo à permanência e conclusão dos cursos técnicos e superiores | Programa de Estágio | Bibliotecas atualizadas e descentralizadas, com acesso à internet para o auxílio à pesquisa.
Propostas:
- Passe Livre Irrestrito e Isonômico para todos os estudantes do Ensino Técnico que moram em Búzios;
- Vaga para a UMEAB nos Conselhos Municipais;
- Criação do Conselho Municipal de Juventude;
- Criação de senso para adequação do Auxílio Universitário, considerando os diferentes deslocamentos (Exemplo: Búzios X Cabo Frio | Búzios X Macaé | Búzios X Rio das Ortras | Búzios X Niterói | Búzios X Rio de Janeiro);
- Implementação de Polo Universitário Regional (Público);
- Universalização do Transporte Universitário com a aquisição de mais ônibus, e de forma concomitante com outros programas e auxílios;
- Participação da UMEAB na fiscalização do Transporte Universitário;
- Correção do valor do Auxílio Universitário financeiro, já defasado há mais de 6 anos;
- Criação de Auxílio para os estudantes de Búzios que fazem os Cursos Técnicos em outros municípios;
- Organização de CAs e DAs nas Universidades que tenham estudantes moradores de Búzios, como UVA, Estácio e Ferlagos, a fim de Representar os estudantes de Búzios, auxiliando no diálogo com a universidade;
- Descentralização das Bibliotecas Públicas de Búzios, com acesso à internet para incentivar e auxiliar a elaboração de pesquisas;
- Criação da Caravana do Grêmio Livre;
- Ampliação de Cursos Técnicos no município, de preferência integrado com as escolas.
- Retorno do programa de estágios do Executivo.
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Carta do CEJOB aos Governantes
Os estudantes do Colégio Estadual João de Oliveira Botas, encaminham esta Carta proposta para aprovação da Assembleia Geral Municipal dos Estudantes como propostas ao I COMEAB a fins de questionar e revindicar as melhorias necessárias no Colégio.
- Contratação de professores em diversas disciplinas;
- Contratação de professores de informática e de computadores para orientação e utilização dos alunos;
- Contratação de bibliotecárias, pois na parte da tarde está sempre fechada;
- Manutenção e utilização dos vestiários da quadra da escola;
- Interdição, reforma e manutenção da quadra do Colégio;
- Concerto da porta do banheiro (está caindo) e algumas cabines individuais estão interditadas por falta de manutenção;
- Os alunos atrasados não podem entrar no Colégio, deixando os alunos em uma situação de vulnerabilidade ante os perigos que rondam a o Colégio;
- Flexibilizar a entrada dos alunos atrasados para que estes possam entrar na escola e assistir a aula subsequente;
- Falta de um laboratório químico no colégio, para complementar o aprendizado;
- Divulgação do resultado para os alunos da prova da SAERJ;
- Professores que faltam e recebem presença;
- Realização de viagem e eventos sem cobranças de valores aos alunos, com recursos do Estado;
- O passe livre nem sempre funciona deixando os estudantes sem poder voltar para casa, sendo obrigados a pagar passagem.
- Criação de lei que obrigue as Vans das Cooperativas a transportarem estudantes que possuem identificação sem custo, garantindo assim o passe livre e o direito ao acesso a educação;
- Mais incentivo para fazer as provas para os cursos técnicos e ENEM.
Esses são alguns problemas que afetam diretamente na formação dos estudantes, pode parecer pouco, mas todos juntos e diariamente trazem um grande desestímulo para nós alunos. Porém, apesar dos pesares, “Os Cães ladram, mas a caravana não pára” e queremos mudanças, pois essas são nossas lutas e nossas bandeiras, por uma educação de verdade e de qualidade!
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