Na última sexta feira, dia 20 de Setembro, os estudantes lotaram o Plenário da Câmara Municipal para participarem do I Congresso Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios, chamado pelos estudantes como I COMEAB.
O primeiro encontro teve como leva o chamado “Torna-te consciente de teu poder”, convidando os estudantes a se organizarem a tomar posse de seu espaço na sociedade, propondo e participando ativamente das mudanças sociais oportunizadas pela educação.
O I COMEAB, contou com a participação de mais de 50 alunos, representando 12 (doze) Instituições de Ensino, 4 escolas do 2º seguimento do ensino fundamental, 2 de ensino médio (uma estadual e uma municipal), 2 de ensino médio e técnico (IFRJ e IFF), e 3 de nível superior.
A primeira, com a mesa de abertura, exposição de vídeos e os Grupos de Trabalho, onde foram elaboradas propostas e documentos relacionados aos Estudantes.
A segunda parte foi a das Plenárias de deliberação, conde ocorreu a Assembleia Geral Municipal dos Estudantes, que fundou a UMEAB, logo em seguida foi lido o Estatuto e aprovado por aclamação pelos estudantes. Ato continuo foram lidas as propostas dos Secundaristas (estudantes de nível médio e fundamental) e as propostas dos estudantes de nível técnico, superior e de pós graduação, seguindo com as leituras das Moções, e postas à plenária para aprovação.
A Assembleia deliberou pela eleição da diretoria da entidade. A chapa única “Os Cães Ladram mas a Caravana não pára”, foi eleita por aclamação tendo na sua composição representante de 100% das Instituições de Ensino presentes.
Caio Lisboa, presidente eleito, está cursando Direito na UVA, ressalta que a importância da organização é dar voz e debater assuntos pertinentes aos estudantes: “Os estudantes precisam de mecanismo para expor sua opinião, a UMEAB surge para garantir esse espaço, para propor, interagir com estudantes de toda a rede e expressar as ideais dos estudantes. Temos algumas missões, como lutar pela garantia de acesso dos estudantes às Política Pública de Educação e de Juventude, garantindo assim sua formação social e educacional.”
Géssyca Souza, estudante de Psicologia na UVA, Diretora de Ensino Superior diz: “Fiquei imensamente feliz em saber que estes pequenos buzianos estão dispostos a mudar a realidade da Educação de Búzios. Foram questionadores, ativos, inconformados, polêmicos, foram cidadãos atuantes! Gostaria de aplaudir de pé essa garotada linda que, de verdade, me emocionou. Gente interessada de verdade, gente que questionou - com coerência - desde o lanche oferecido na escola e a qualificação dos funcionários até o Estatuto da UMEAB, tudo com muita autenticidade. Eles foram maravilhosos, foram perfeitos! Na simplicidade deles, na maneira "crua" de lidar com política, com debates, com discussões, mostraram que vieram pra ficar e pra mudar! Gostaria de agradecer aos grandes professores (verdadeiros mestres) que criaram nesses jovens um pensamento autônomo, forte! Vocês, professoras presentes, foram maravilhosas e sabemos a coragem que todas tiveram! Como eu disse na mesa de abertura, que a gente tenha a possibilidade de mudar o nosso conceito de NORMALIDADE, que o nosso coração seja sempre INCONFORMADO.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário