Os estudantes pretendem se reunir em Reunião Aberta no dia 26/07, na Praça Santos Dumont para criar uma Comissão Especial dos Estudantes com o objetivo de convocar e organizar o primeiro Congresso Municipal dos Estudantes de Búzios. Outro ponto em pauta é a discussão de alguns problemas que afetam diretamente os estudantes, como o ônibus universitário e a ajuda de custo, o horário dos transportes da Empresa Salineira e a quantidade dos veículos em horários de pico.
Géssyca Souza, estudante de Psicologia na UVA, acredita que o Congresso vai ser importante para despertar o interesse da população, principalmente dos jovens estudantes da cidade, que há muito não se levantam para organizar algo que os represente. Além disso, ouviremos opiniões, as necessidades primordiais, o que pensam sobre a Educação hoje em Búzios e como acreditam que podem contribuir no desenvolvimento da mesma. Frisa também que não podemos esquecer que, tudo que engloba um grande número de pessoas e ideias em prol de movimentos positivos para a cidade, tem a tendência de trazer como retorno o nascimento de grandes projetos e mudanças.
Clique para visualizar. |
Um ponto importante que os estudantes pretendem levar ao Congresso é a necessidade de se
construir mais escolas e que se invista mais na Educação, pois só existem duas escolas de nível médio (CEJOB e C.M. Paulo Freire), que atendem juntas aproximadamente mil e cem alunos, em um município que possui uma população com mais de 2 mil jovens (15 a 24 anos) com idade para cursar o ensino médio e iniciar o curso superior, segundo IBGE.
Caio Lisboa, estudante estudante de Direito da UVA, ressalta que na reunião serão pautados alguns temas a serem discutidos no Congresso. O objetivo principal é dar voz ao estudante de Búzios, fazer com que ele discuta as suas necessidades e proponha sobre as soluções. Um grave problema que os alunos do ensino médio enfrentam hoje é com o transporte, pois em vários bairros não passam ônibus, forçando o estudante em vários momentos a pegar o transporte alternativo, tendo que muitas vezes pagar a passagem. Outro problema relatado com os universitários, é o valor da ajuda de custo de 150 reais, que não é reajustado há anos. Fazendo um pequeno cálculo, um estudante universitário que estuda de segunda a sexta em Cabo Frio gasta por mês R$152,00 com transporte, sendo mais que necessário um reajuste no valor do benefício.
A Reunião Aberta dos estudantes de Búzios será realizada na Praça Santos Dumont no dia 26 de Julho, às 16 horas e estão convidados todos os alunos do 2° segmento do ensino fundamental, médio, técnico e superior de Armação dos Búzios.
Encontre-nos no Facebook:
Perfil UMEAB
Página UMEAB
Comissão dos Estudantes Universitários de Búzios, dia 21 de Julho de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário