
O primeiro encontro teve como leva o chamado “Torna-te consciente de teu poder”, convidando os estudantes a se organizarem a tomar posse de seu espaço na sociedade, propondo e participando ativamente das mudanças sociais oportunizadas pela educação.
O I COMEAB, contou com a participação de mais de 50 alunos, representando 12 (doze) Instituições de Ensino, 4 escolas do 2º seguimento do ensino fundamental, 2 de ensino médio (uma estadual e uma municipal), 2 de ensino médio e técnico (IFRJ e IFF), e 3 de nível superior.
A primeira, com a mesa de abertura, exposição de vídeos e os Grupos de Trabalho, onde foram elaboradas propostas e documentos relacionados aos Estudantes.
A segunda parte foi a das Plenárias de deliberação, conde ocorreu a Assembleia Geral Municipal dos Estudantes, que fundou a UMEAB, logo em seguida foi lido o Estatuto e aprovado por aclamação pelos estudantes. Ato continuo foram lidas as propostas dos Secundaristas (estudantes de nível médio e fundamental) e as propostas dos estudantes de nível técnico, superior e de pós graduação, seguindo com as leituras das Moções, e postas à plenária para aprovação.
A Assembleia deliberou pela eleição da diretoria da entidade. A chapa única “Os Cães Ladram mas a Caravana não pára”, foi eleita por aclamação tendo na sua composição representante de 100% das Instituições de Ensino presentes.
Caio Lisboa, presidente eleito, está cursando Direito na UVA, ressalta que a importância da organização é dar voz e debater assuntos pertinentes aos estudantes: “Os estudantes precisam de mecanismo para expor sua opinião, a UMEAB surge para garantir esse espaço, para propor, interagir com estudantes de toda a rede e expressar as ideais dos estudantes. Temos algumas missões, como lutar pela garantia de acesso dos estudantes às Política Pública de Educação e de Juventude, garantindo assim sua formação social e educacional.”

Nenhum comentário:
Postar um comentário