quinta-feira, 6 de março de 2014

Próximo Ato Unificado pela Educação de Búzios será dia 13 de março

Marcada para o próximo dia 13 de março reunião com representante dos Professores, Servidores da Educação e Estudantes com o Prefeito de Búzios, André Granado. Os estudantes pretendem lotar a praça na quinta feira com os professores e a comunidade escolar, com o objetivo de pressionar e esperar as respostas do Poder Público no que se refere a pauta apresentada pelas entidades, UMEAB, ASFAB e SEPE Búzios. 

O Presidente da UMEAB, Caio lisboa, afirmou no dia 25 de fevereiro após a reunião com o Executivo em vídeo publicado no YouTube que o diálogo foi iniciado através de muita pressão. A comunidade tem que pressionar mais para que no dia 13 o Poder Público não demore tanto a responder. Quanto mais gente conseguirmos colocar na frente da Prefeitura de Búzios para aguardar o fim da reunião das Entidades melhor, pois isso forçará o poder público. As pautas estipuladas pelos Profissionais da Educação e pela UMEAB se comunicam, tanto a eleição para diretor, o que garante o primeiro contato do estudante com a democracia , quanto as melhorias e investimentos na educação que estão sendo cobrada atingem ambas as partes. 

Folheto do Ato Unificado do dia 15/03
A UMEAB vem recebendo diversas denúncias sobre a infraestrutura das escolas, bem como a falta de condições de ensino e a carência de professores em várias escolas. A falta de gestão democrática e a instabilidade a frente da direção da Unidade de Ensino não fortalece os laços entre a comunidade escolar, fazendo com que o estudante não se sinta parte da escola! Trazer o pai, o responsável, as organização que lidam com educação e juventude para dentro da escola só fortalece e estimula os laços com a comunidade, pois uma escola viva, com seu grêmio funcionando, com as atividades paralelas acontecendo simultaneamente com a comunidade com palestras, teatros, seminários, festivais de arte e cultura, apresentação de vídeos e debates, feiras de ciências, tudo isso pode ser construído com a comunidade. A gestão democrática começa na sua sala de aula, com representantes de turma eleitos atuando nos conselhos de classes, com o grêmio estudantil livre, ajudando na gestão das atividades da escola, com a eleição de diretor, abrindo a consulta popular aos pais, estudantes, servidores e professores e para a construção de uma gestão democrática. Essas são algumas iniciativas que podem contribuir diretamente na formação de nossos jovens e de uma sociedade mais participativa e democrática.

terça-feira, 4 de março de 2014

Ato Unificado pela Educação em Búzios dia 25 de fevereiro



  No último dia 25 de março os profissionais de educação realizaram um Ato Público pela Educação de Búzios convocado pelo SEPE Búzios. O Ato ganhou o apoio dos Servidores, representados pela ASFAB e dos estudantes, representados pela UMEAB, que uniram forças e deram corpo a manifestação.

  Segundo o Jornal Folha de Búzios, cerca de 100 profissionais da Educação, servidores públicos e estudantes de Armação dos Búzios, fizeram um protesto pacífico na porta da Prefeitura da cidade na tarde da última terça-feira 25/02. O movimento é liderado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE Lagos) que convocou o Ato após Assembleia Geral da categoria em Búzios.



  Enquanto profissionais da educação estiveram em frente à Prefeitura de Búzios reivindicando melhorias salariais, problemas constatados na comunidade escolar do município como alagamentos nas escolas, fossas transbordando no pátio, paredes das salas de aula com mofo, pias de cozinhas entupidas e até quadros da sala sem possibilidade de uso, além de tantos outros problemas na área educacional, equipamentos de informática sucateados e turmas sem professores.

  No uso da palavra, o Presidente da UMEAB, Caio Lisboa explanou sobre o I Congresso Estudantil de Búzios, realizado em setembro de 2013, finalizando um processo de discussão e representação estudantil que se iniciou em julho. Foram elaboradas nesse período de discussão diversas propostas e encaminhamentos dos estudantes de nível fundamental, médio, técnico, superior e de pós-graduação ao Executivo Municipal. Ressaltou ainda que as propostas encaminhadas e aprovadas no Congresso não são do estudante "A" ou "B", e sim dos estudantes de Búzios como um todo! É um direito do estudante a representação estudantil e devemos ocupar nosso espaço! 

  A estudante e vice representante de turma, do Colégio Municipal Paulo Freire, Giana Reis, cobrou mais tolerância da direção do colégio na questão dos atrasos dos alunos e deixou claro que o problema é o transporte público de Búzios. “Não conseguimos chegar 13h15min no colégio o problema é o transporte público de Búzios. Não tem horário certo e quando passa vem lotado. Todo dia é a mesma coisa. Se chegamos atrasados não podemos nem entrar pra ficar no pátio. Temos que ficar lá fora no sol ou na chuva esperando o próximo horário de aula. Nem pra beber água eles deixam entrar. Chegamos atrasados semana passada, mais de cinquenta alunos da Rasa, São José e Cem Braças. A direção levou todo mundo para o refeitório e disse: Chegou depois de 13h15min não entra mais, só 14h40min.”-desabafou.

No final da fala da aluna Giana Reis, os alunos em coro gritavam: 
“Te cuida indicadas as escolas de Búzios vão ser democratizadas”.